JUSTIFICATIVA
A Portaria PGM nº 72 de 22 de outubro de 2021 dispõe sobre a criação dos núcleos acadêmicos no CEJUR/PGM-SP, sendo o Núcleo Residual um de seus eixos pedagógicos.
O Núcleo Residual tem como objetivo a cobertura de temas de natureza jurídica, que não estão abarcados diretamente pelos demais núcleos, envolvendo atividades próprias da Administração Pública Municipal, bem como assuntos voltados ao estudo de filosofia do direito, teoria geral do direito, humanidades e cultura em geral.
OBJETIVOS DO NÚCLEO
Promover o debate e o aperfeiçoamento teórico e profissional dos estudantes, envolvendo as matérias de competência do Núcleo Residual.
DESCRIÇÃO DO ESTUDANTE A SER FORMADO
O estudante terá a possibilidade de obter o conhecimento sobre outros assuntos que são desenvolvidos pela Administração Pública Municipal, não abarcados pelos demais núcleos, bem como o desenvolvimento de habilidades próprias às áreas de filosofia e teoria geral do direito, humanidades e cultura em geral.
METODOLOGIA
Aulas assíncronas, com a disponibilização de textos de apoio no ambiente virtual de aprendizagem. Isso sem qualquer prejuízo da promoção de encontros síncronos (ao vivo), inclusive presenciais, se o bom desenvolvimento do curso assim o exigir.
Os docentes são instruídos a ministrarem o conteúdo correlacionando os aspectos teóricos abordados com a explanação de casos concretos, buscando a integração e participação dos estudantes, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, estimulando o pensar e o protagonismo na construção do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR: 14 h/a
JUSTIFICATIVA
A Portaria PGM nº 72 de 22 de outubro de 2021 dispõe sobre a criação dos núcleos acadêmicos no CEJUR/PGM-SP, sendo o Direito Tributário e Financeiro um de seus eixos pedagógicos.
OBJETIVOS DO NÚCLEO
Apresentar os principais tópicos de Direito Tributário e Financeiro referentes a questões municipais, com enfoque para doutrina, legislação e jurisprudência.
DESCRIÇÃO DO ESTUDANTE A SER FORMADO
Espera-se formar um profissional com pensamento crítico e atualizado com as principais questões práticas de Direito Tributário e Financeiro incidentes sobre o Município.
METODOLOGIA
Aulas assíncronas, com a disponibilização de textos de apoio no ambiente virtual de aprendizagem. Isso sem qualquer prejuízo da promoção de encontros síncronos (ao vivo), inclusive presenciais, se o bom desenvolvimento do curso assim o exigir.
Os docentes são instruídos a ministrarem o conteúdo correlacionando os aspectos teóricos abordados com a explanação de casos concretos, buscando a integração e participação dos estudantes, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, estimulando o pensar e o protagonismo na construção do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR: 14h /a
JUSTIFICATIVA
A Portaria PGM nº 72 de 22 de outubro de 2021 dispõe sobre a criação dos núcleos acadêmicos no CEJUR/PGM-SP, sendo o Direito Constitucional um de seus eixos pedagógicos.
OBJETIVOS DO NÚCLEO
Apresentar os principais tópicos de Direito Constitucional referentes a questões municipais, com enfoque para doutrina, legislação e jurisprudência.
DESCRIÇÃO DO ESTUDANTE A SER FORMADO
Espera-se formar um profissional com pensamento crítico e atualizado com as principais questões práticas de Direito Constitucional incidentes sobre o Município.
METODOLOGIA
Aulas assíncronas, com a disponibilização de textos de apoio no ambiente virtual de aprendizagem. Isso sem qualquer prejuízo da promoção de encontros síncronos (ao vivo), inclusive presenciais, se o bom desenvolvimento do curso assim o exigir.
Os docentes são instruídos a ministrarem o conteúdo correlacionando os aspectos teóricos abordados com a explanação de casos concretos, buscando a integração e participação dos estudantes, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, estimulando o pensar e o protagonismo na construção do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR 13 h/a
JUSTIFICATIVA
A Portaria PGM nº 72 de 22 de outubro de 2021 dispõe sobre a criação dos núcleos acadêmicos no CEJUR/PGM-SP, sendo o Direito Processual e Contencioso um de seus eixos pedagógicos.
OBJETIVOS DO NÚCLEO
Apresentar os principais tópicos de Direito Processual e Contencioso referentes a questões municipais, com enfoque para doutrina, legislação e jurisprudência.
DESCRIÇÃO DO ESTUDANTE A SER FORMADO
Espera-se formar um profissional com pensamento crítico e atualizado com as principais questões práticas de Direito Processual e Contencioso incidentes sobre o Município.
METODOLOGIA
Aulas assíncronas, com a disponibilização de textos de apoio no ambiente virtual de aprendizagem. Isso sem qualquer prejuízo da promoção de encontros síncronos (ao vivo), inclusive presenciais, se o bom desenvolvimento do curso assim o exigir.
Os docentes são instruídos a ministrarem o conteúdo correlacionando os aspectos teóricos abordados com a explanação de casos concretos, buscando a integração e participação dos estudantes, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, estimulando o pensar e o protagonismo na construção do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR 17h/a

JUSTIFICATIVA
A Portaria PGM nº 72 de 22 de outubro de 2021 dispõe sobre a criação dos núcleos acadêmicos no CEJUR/PGM-SP, sendo o Direito Urbanístico, Ambiental e Difusos um de seus eixos pedagógicos.
OBJETIVOS DO NÚCLEO
Apresentar os principais tópicos de Direito Urbanístico, Ambiental e Difusos referentes a questões municipais, com enfoque para doutrina, legislação e jurisprudência.
DESCRIÇÃO DO ESTUDANTE A SER FORMADO
Espera-se formar um profissional com pensamento crítico e atualizado com as principais questões práticas de Direito Urbanístico, Ambiental e Difusos incidentes sobre o Município.
METODOLOGIA
Aulas assíncronas, com a disponibilização de textos de apoio no ambiente virtual de aprendizagem. Isso sem qualquer prejuízo da promoção de encontros síncronos (ao vivo), inclusive presenciais, se o bom desenvolvimento do curso assim o exigir.
Os docentes são instruídos a ministrarem o conteúdo correlacionando os aspectos teóricos abordados com a explanação de casos concretos, buscando a integração e participação dos estudantes, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, estimulando o pensar e o protagonismo na construção do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR 15h/a
A Portaria PGM nº 72 de 22 de outubro de 2021 dispõe sobre a criação dos núcleos acadêmicos no CEJUR/PGM-SP, sendo o Direito Administrativo um de seus eixos pedagógicos.
OBJETIVOS DO NÚCLEO
Apresentar os principais tópicos de Direito Administrativo referentes a questões municipais, com enfoque para doutrina, legislação e jurisprudência.
DESCRIÇÃO DO ESTUDANTE A SER FORMADO
Espera-se formar um profissional com pensamento crítico e atualizado com as principais questões práticas de Direito Administrativo incidentes sobre o Município.
METODOLOGIA
Aulas assíncronas, com a disponibilização de textos de apoio no ambiente virtual de aprendizagem. Isso sem qualquer prejuízo da promoção de encontros síncronos (ao vivo), inclusive presenciais, se o bom desenvolvimento do curso assim o exigir.
Os docentes são instruídos a ministrarem o conteúdo correlacionando os aspectos teóricos abordados com a explanação de casos concretos, buscando a integração e participação dos estudantes, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, estimulando o pensar e o protagonismo na construção do conhecimento.
MATRIZ CURRICULAR: 25 h/a
- Manager: Roberto Angotti Júnior
- Manager: Bárbara Camargo
- Manager: Gabriela Carezzato Miani
- Manager: Equipe CEJUR/ESDPM
- Manager: Guilherme Gomes Skrivan
- Manager: Emanuel Guedes
- Manager: Emanuel Guedes (ADM)
- Manager: Nathalia Marco
- Manager: Ryan Alves Portela
- Manager: Priscila Ramirez
- Manager: Mariana Santini
- Manager: Isabela Sela
- Manager: Juliana Subino Teixeira
- Teacher: Rafael Alves de Menezes
- Teacher: Josias Barcelos Júnior
- Teacher: Claudio Mendonça Braga
- Teacher: Reinaldo Roberto Ghesso
- Teacher: Alexandre Levin
- Teacher: Ricardo Marcondes Martins
- Teacher: Rafael Medeiros Martins
- Teacher: Laura Mendes Amando de Barros
- Teacher: Gilmar Pereira Miranda
- Teacher: Leo Vinicius Pires Lima
- Teacher: Tatiana Robles Seferjan
- Teacher: Fabio Paulo Reis de Santana
- Teacher: Bruno Damasceno Ferreira Santos
- Teacher: Daniele Dobner Santos
- Teacher: Otávio Henrique Simão e Cucinelli